10 ANOS - Projeto Água faz aniversário e celebra conquistas.

mobilize-se
facebook instagram

10 ANOS - Projeto Água faz aniversário e celebra conquistas.

28 out 2014

Uma década de dedicação ao meio ambiente!

Matéria na Tribuna de Petrópolis - Itaipava e Arredores em 25/10.

Este mês a ONG Projeto Água comemora 10 anos de fundação. Idealizada por integrantes da Carbografite Equipamentos Industriais, a iniciativa vem desenvolvendo trabalhos mobilizando a sociedade sobre a importância de preservar o meio ambiente, economizar e recuperar os recursos hídricos.

“Sabemos que a escassez da água doce é uma realidade, é com este foco, que há 10 anos trabalhamos com nossos programas de conscientização: Água é Vida, Água para Todos, Reflorestamento, Horta Escola e Jardim dos Sentidos. Promovemos atividades de práticas ambientais com estudantes e visitantes na sede da ONG", comenta Sylvia Firmeza, diretora de comunicação do Projeto.

As maiorias dos programas acontecem na Fazenda Projeto Água, localizada na região de Secretário, mais precisamente em Anápolis. Inserida na Serra do Mar e contribuinte da Bacia do Rio Paraíba do Sul, a Fazenda Projeto Água é o principal instrumento de efetivação da ONG.

O espaço possui 215 mil m2 de extensão, sendo que desta área, 110 mil m2 são destinados exclusivamente ao reflorestamento. A Fazenda possui 32 nascentes de águas catalogadas; 4 lagos artificiais e 1 lago natural, área de lazer, uma horta orgânica e uma estufa. Estando em fase de acabamento centro de estudos com biblioteca, sala de leitura, auditório, alojamentos, área de apoio, cozinha de processamento de frutas e laboratório – voltados para pesquisa e estudo na área ambiental.

As visitas devem ser agendadas com antecedência, pelo telefone (24) 2222 9900 ramal: 1197 ou pelo e-mail:projetoagua@projetoagua.org.br

CONHEÇA OS PROGRAMAS

Programa Água é Vida - Criado para conscientizar crianças, jovens e adultos através de palestras, dinâmicas e discussões em grupo sobre a importância e a necessidade de preservar os recursos hídricos. 

Programa de Reflorestamento - Consiste em levar crianças, jovens e adultos para plantarem mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, já que a educação ambiental tem sido grande aliada ao processo de mudanças comportamentais, uso e valorização dos recursos naturais. Neste programa debatemos muito a questão do Desmatamento e das Queimadas, já que são hábitos que infelizmente continuam sendo praticados pela população e estão diretamente ligados com a diminuição de água do planeta. 

Programa Horta Escola - Busca incentivar o plantio e consumo de produtos orgânicos, dando a oportunidade para que as crianças vivenciem o processo de plantio e colheita, bem como o conhecimento no campo, das características do alimento consumido em casa.  

Programa Jardim dos Sentidos – o jardim trabalha o estímulo dos cinco sentidos dos seres humanos: o tato através da textura das plantas, a audição com a água, a visão através do reflexo das cores exuberantes, o olfato com os aromas das espécies e o paladar com a colheita das frutas o que torna este projeto o grande diferencial dos demais. É uma forma diferente e muito eficaz de aproximação com a natureza. O programa foi desenvolvido para receber grupos de deficientes visuais como também a todos que queiram vivenciar uma forma diferente de estímulo aos cinco sentidos já que os visitantes passam por todo o circuito com os olhos vendados.

 

Programa Água para Todos - tem como objetivo principal divulgar informações e instruir a sociedade sobre a importância e a necessidade de preservar os recursos hídricos. Dentre as ações realizadas estão: participação em feiras, distribuição de material informativo, site na internet.

Para Ivens Dias da Silva Presidente do Projeto Água, idealizador e fundador da ONG, e Sócio-Diretor da Carbografite, principal mantenedora do projeto, “acompanhar e vivenciar as ações desenvolvidas nestes últimos anos de trabalho da ONG é motivo de grande orgulho, já que o caminho para o desenvolvimento sustentável do planeta, não pode ser diferente deste. Se todas as empresas tiverem iniciativas como a nossa, somarem forças e cada uma fizer a sua parte, com toda a certeza teremos um futuro melhor para as futuras gerações”.

 

 

 

 

Galeria de fotos

Buscar no Blog

Arquivos

Sua sugestão é Importante

Caso tenha um programa dentro do tema de Educação Ambiental e Sustentabilidade, envie sua ideia! A sua participação é de enorme importância para nós. Participe!

Receba nossos informativos

Nome:

Este site armazena cookies em seu computador. Esses cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência e para análises e métricas sobre nossos visitantes, tanto nesse site quanto em outras mídias. Ao utilizar nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade.