Aproveite o final de semana e PEDALE!

mobilize-se
facebook instagram

Aproveite o final de semana e PEDALE!

03 mar 2017

Pedalar é um exercício tão especial que pode ser praticado com segurança por pessoas de qualquer idade, com bom condicionamento físico ou não, que traz mais energia e disposição e ainda tornam as pessoas mais resistentes.

Pedalar estimula o sistema imunológico ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias. Previne doenças crônicas como a obesidade, colesterol alto, reduz os níveis de triglicérides. Praticada com bom senso, ainda trabalha o equilíbrio a confiança, relaxa, combate o estresse e promove a sensação de satisfação.

Quem não costuma pedalar está perdendo inúmeros benefícios – e hoje não se tem mais desculpas para não andar de bicicleta, pois nas principais capitais, onde grande parte da população vive em apartamentos, encontram-se as bicicletas compartilhadas, estacionadas em pontos estratégicos da cidade para facilitar a mobilidade. Basta pegar uma em uma das estações e devolvê-la em qualquer outra estação da cidade.

Conheça alguns benefícios de andar de bicicleta e se torne mais um adepto desse prazeroso exercício físico:

1 - Faz bem à saúde

Andar de bicicleta pode ser comparado à caminhada ou até mesmo à corrida. Em um passeio de cerca de 40 minutos, três vezes por semana, já é possível dar adeus a diversos problemas decorrentes do sedentarismo. Para os que desejam emagrecer, é necessário associar a atividade a uma alimentação equilibrada.

2 - Trabalha a musculatura

Para quem deseja conquistar uma silhueta enxuta e bem definida, andar de bicicleta promove o fortalecimento de grandes grupamentos musculares, como o das pernas, coxas e abdômen. Define músculos abdominais e também dos membros inferiores, quadríceps, glúteos e panturrilha e ainda estimula pequenos músculos das vértebras dorsais. Tonifica e fortalece também os músculos dos braços.

3 - Transporte limpo

A bicicleta já foi amplamente utilizada como meio de transporte, mas mudanças culturais fizeram com que ela passasse a ser vista apenas como um instrumento de lazer ou de ciclista profissional. Agora as prefeituras de várias cidades têm trabalhado na construção de ciclovias para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte.

4 - Melhora a frequência cardíaca

Andar de bicicleta é uma atividade aeróbica e portanto fortalece o miocárdio (coração). Alternar bicicleta com caminhada ou corrida, acaba com a monotonia e promove um excelente condicionamento físico e cardiovascular.

5 - Exercício de baixo impacto

Quando caminhamos ou corremos, todo nosso peso é jogado sobre as pernas, o que pode forçar as articulações dos membros inferiores. Sentado, entretanto, você distribui melhor a sua massa e não sobrecarrega nenhuma parte do corpo.

6 - Tem baixo custo de manutenção

Pode-se comprar bicicletas desde a mais barata até a mais cara, caso não opte pelas bicicletas públicas oferecidas em várias cidades. No entanto, a manutenção do veículo é baixíssima. Vale a pena investir nos acessórios que ajudam a proteger o ciclista e num bom cantil para manter sempre uma boa hidratação. 

7 - Promove a sensação de liberdade e independência

Imagine poder tomar rotas alternativas, passar em meio aos carros e ainda não afetar de maneira alguma o meio ambiente. Essa é a sensação de quem anda de bicicleta. Os melhores locais para andar de bicicleta são os de terreno plano e arborizado. A cada pedalada o nível de stress vai baixando e a sensação de bem-estar, aumentando. Muitas cidades turísticas podem ser exploradas com essa poderosa máquina de saúde! 

FONTE: http://www.uaucance.com.br/pedale-saude/

 

 

Galeria de fotos

Buscar no Blog

Arquivos

Sua sugestão é Importante

Caso tenha um programa dentro do tema de Educação Ambiental e Sustentabilidade, envie sua ideia! A sua participação é de enorme importância para nós. Participe!

Receba nossos informativos

Nome:

Este site armazena cookies em seu computador. Esses cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência e para análises e métricas sobre nossos visitantes, tanto nesse site quanto em outras mídias. Ao utilizar nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade.