Inseticida natural indicado para o combate aos PULGÕES.

mobilize-se
facebook instagram

Inseticida natural indicado para o combate aos PULGÕES.

13 fev 2017

O pulgão aflige grande parte do cultivo brasileiro, na agricultura orgânica os resultados não são diferentes. De acordo com o especialista em agricultura orgânica Thiago Tadeu Campos, o uso de defensivos naturais é imprescindível na plantação orgânica, pois não requer altos investimentos nem se utiliza de substâncias químicas para ser produzido.

O extrato de alho e cebola é um inseticida natural indicado para o combate dos pulgões em plantações de beterraba, alho e cebola. Nas plantações de tomate, o mesmo extrato é um excelente fungicida natural.

O extrato de alho e cebola pode ser feito em qualquer local e seus ingredientes são de fácil acesso.

Materiais:

– Vasilhame 10L

– Misturador

– Luvas e Equipamento de Proteção

– Pulverizador

– 2 Baldes

– Pano ou Peneira Para Coar

Ingredientes:

– 350g Cebola Picada (3 Cebolas)

– 20g Alho Picado (5 Dentes)

– 10L de Água

Modo de Fazer:

É importante salientar que o processo de produção do inseticida natural feito com alho e cebola pode ser feito em qualquer local, contudo, deve-se utilizar luvas e demais equipamentos de proteção, principalmente quando em contato direto com o extrato.

– Adicione 5L de água em um balde;

– Acrescente a cebola e o alho já picados;

– Utilize as mãos para espremer os ingredientes dentro d’água para que as substâncias sejam liberadas, criando assim uma solução mais nutritiva.

– Com a ajuda de um pano ou uma peneira, coe a solução de alho e cebola e coloque a água em um segundo recipiente;

– Dilua essa solução nos 5L restantes de água;

– Mexa bem e coloque no pulverizador.

Como aplicar o remédio para pulgão

Para pulverizar a plantação, utilize os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para sua segurança. Utilize a peneira fina no orifício de carga do pulverizador para não entupir.

Realize a pulverização das plantas em períodos com baixa incidência do sol, como por exemplo no início da manhã ou ao final da tarde, assim o extrato poderá ser absorvido lentamente pelas plantas antes de evaporar.

Por se tratar de uma solução orgânica e natural, deve-se aplicar o extrato natural de alho e cebola no mesmo dia em que o mesmo for produzido, para que a solução não perca os nutrientes essenciais ali presentes.

É fundamental fazer um processo de prevenção de pragas na produção orgânico, porém é natural que mesmo com o processo de prevenção ocorra o ataque de alguma praga na produção, por isso, além de utilizar as técnicas limpas de produção para evitar  pragas e doenças, o produtor urbano e rural deve saber como combatê-las, neste caso como combater o pulgão, ou pulgão branco.

Foto: iStock by Getty Images

FONTE: www.ciclovivo.com.br

Galeria de fotos

Buscar no Blog

Arquivos

Sua sugestão é Importante

Caso tenha um programa dentro do tema de Educação Ambiental e Sustentabilidade, envie sua ideia! A sua participação é de enorme importância para nós. Participe!

Receba nossos informativos

Nome:

Este site armazena cookies em seu computador. Esses cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência e para análises e métricas sobre nossos visitantes, tanto nesse site quanto em outras mídias. Ao utilizar nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade.