Março - Mês de Comemoração do Dia Mundial da Água

mobilize-se
facebook instagram

Março - Mês de Comemoração do Dia Mundial da Água

01 mar 2018

Muitos devem saber que dia 22/03 é comemorado o Dia Mundial da Água!

O tema “água” atualmente é foco de preocupação e discussões em todo o mundo.

Pela sua importância e pelo fato de ser um recurso natural que corre o risco de se esgotar, foi instituído em 22 de março, o Dia Internacional da Água, criado pela Organização das Nações Unidas – ONU, com o objetivo de levar à reflexão sobre a importância da água e sobre formas de utilizá-la de modo mais racional.

Para deixar bem fixada a importância desta data, em 1992, primeiro ano em que houve a comemoração, esta organização divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água , que é ordenada em dez artigos. Veja a seguir alguns trechos dessa declaração:

1 - A água faz parte do patrimônio do planeta;

2 - A água é a seiva do nosso planeta;

3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7 - A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;

8 - A utilização da água implica respeito à lei;

9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Estaremos postando no mês de Março, vários artigos importantes ligados a esse tema.

Patricipe, comente e compartilhe!

 

Galeria de fotos

Buscar no Blog

Arquivos

Sua sugestão é Importante

Caso tenha um programa dentro do tema de Educação Ambiental e Sustentabilidade, envie sua ideia! A sua participação é de enorme importância para nós. Participe!

Receba nossos informativos

Nome:

Este site armazena cookies em seu computador. Esses cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência e para análises e métricas sobre nossos visitantes, tanto nesse site quanto em outras mídias. Ao utilizar nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade.