Matéria da Revista CASA & CAMPO

mobilize-se
facebook instagram

Matéria da Revista CASA & CAMPO

20 jan 2015

ONG Projeto Água, de Petrópolis, comemora 10 Anos de fundação 

Em uma década, mais de 35 mil pessoas, entre elas estudantes de 320 grupos escolares, já foram envolvidas em programas educativos e de conscientização sobre o meio ambiente. 

A escassez da água doce é uma realidade em todo o mundo, O Brasil, país que reúne grande parte dos recursos hídricos do planeta, também vem vivendo período de estiagem que tem afetado vários estados. Com o objetivo de conscientizar a população sobre o uso racional da água, nasceu há dez anos, em uma fazenda localizada em Petrópolis (RJ), o Projeto Água.  Nessa primeira década de trabalho, a ONG, que promove atividades de práticas ambientais com estudantes e visitantes, já recebeu mais de 35 mil pessoas para participação nos programas de conscientização: Água é Vida, Água para Todos, Reflorestamento, Horta Escola e Jardim dos Sentidos. 

O projeto Água foi idealizado por Ivens Paulo Dias da Silva, Sócio-Diretor da empresa Carbografite Equipamentos Industriais. Em Outubro de 2004, ele adquiriu uma propriedade de 215 mil m2 em Petrópolis, região serrana do Estado do Rio. A terra estava devastada, pois havia sido utilizada para o cultivo de café e como pasto para suínos. “ Percebi que a propriedade possuía um enorme potencial ambiental e resolvi destiná-la a algo maior. Então fundei a ONG e abri as porteiras para uma causa nobre, que é conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar o Meio Ambiente, economizar e recuperar os recursos hídricos”, explica Ivens . Desde o ano de sua fundação, o projeto água já recebeu mais de 320 grupos escolares e promoveu o plantio de 7.700 mudas de árvores nativas. 

A equipe do Projeto Água é composta por uma diretoria não remunerada e sete funcionários que se dedicam integralmente à administração e manutenção da sede da ONG. Um grupo de Voluntários apoia a manutenção dos programas desenvolvidos. Embora a principal mantenedora continue sendo a Carbografite, um grupo de empresas e profissionais liberais especializados presta serviços para valorizar o trabalho da ONG, entre eles: Publika on line (mídia digital), UAAL (web), Erigma Filmes, Carolina Rodrigues (consultoria agrícola), Mudas Katsumoto (mudas de hortaliças), Agristar (sementes),  Parkpaper (Impressão de Adesivos), ARTCON (contabilidade),  Lions Club do Brasil. 

São cinco programas desenvolvidos: 

Programa Água é Vida - Criado para conscientizar crianças, jovens e adultos por meio de palestras, dinâmicas e discussões em grupo sobre a importância e a necessidade de preservar os recursos hídricos. É desenvolvido dentro das escolas, com a visita de palestrantes da ONG. Mais de 320 grupos escolares já foram visitados. 

Programa de Reflorestamento – É a continuação do Programa Água é vida, porém acontece dentro da sede da ONG. Consiste em levar crianças, jovens e adultos para plantarem mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, já que a educação ambiental tem sido grande aliada ao processo de mudanças comportamentais, uso e valorização dos recursos naturais. Nesse programa debatemos muito a questão do Desmatamento e das Queimadas, hábitos que infelizmente continuam sendo praticados pela população e estão diretamente ligados à diminuição de água do planeta. Já foi realizado o plantio de 7.700 mudas de árvores nativas. 

Programa Horta Escola - Busca incentivar o plantio e consumo de produtos orgânicos e o seu diferencial para a agricultura convencional, dando a oportunidade para que os visitantes vivenciem o processo de plantio e colheita, conheçam a irrigação por gotejamento (irrigação sem desperdício de água), bem como a vivência, em campo, das características do alimento consumido em casa. 

Programa Jardim dos Sentidos – O jardim trabalha o estímulo dos cinco sentidos dos seres humanos: o tato, por meio da textura das plantas; a audição, com a água; a visão, aproveitando o reflexo das cores exuberantes; o olfato, com os aromas das espécies; e o paladar, com a colheita das frutas. Este é um grande diferencial do projeto, uma forma diferente e muito eficaz de aproximação com a natureza. O programa foi desenvolvido para receber grupos de deficientes visuais e todos os que queiram vivenciar uma forma diferente de estímulo aos cinco sentidos, pois os visitantes passam por todo o circuito com os olhos vendados. 

Programa Água para Todos - Tem como objetivo principal divulgar informações e instruir a sociedade sobre a importância e a necessidade de preservar os recursos hídricos. Dentre as ações realizadas estão: participação em feiras, distribuição de material informativo, site na internet. 

“Acompanhar e vivenciar as ações desenvolvidas nestes últimos anos de trabalho da ONG é motivo de grande orgulho, já que o caminho para o desenvolvimento sustentável do planeta não pode ser diferente deste. Se todas as empresas tiverem iniciativas como a nossa somarem forças e cada uma fizer a sua parte, com certeza teremos um futuro melhor para as próximas gerações”, completa Ivens Paulo Dias da Silva.

A FAZENDA PROJETO ÁGUA

Localizada no município de Petrópolis – RJ, na região de Secretário / Anápolis, inserida na Serra do Mar e contribuinte da Bacia do Rio Paraíba do Sul, a Fazenda Projeto Água é o principal instrumento de efetivação da ONG. 

A Fazenda Projeto Água possui 215 mil m2 de extensão, sendo que desta área, 110 mil m2 são destinados exclusivamente ao reflorestamento. A Fazenda possui 32 nascentes de águas catalogadas; 4 lagos artificiais e 1 lago natural, área de lazer, uma horta orgânica e uma estufa. Estando em fase de acabamento centro de estudos com biblioteca, sala de leitura, auditório, alojamentos, área de apoio, cozinha de processamento de frutas e laboratório – voltados para pesquisa e estudo na área ambiental.

 

 

Galeria de fotos

Buscar no Blog

Sua sugestão é Importante

Caso tenha um programa dentro do tema de Educação Ambiental e Sustentabilidade, envie sua ideia! A sua participação é de enorme importância para nós. Participe!

Receba nossos informativos

Nome: