Mutirão de Limpeza no Poço do Caxambu

mobilize-se
facebook instagram

Mutirão de Limpeza no Poço do Caxambu

21 mar 2017

Aniversário de Petrópolis foi comemorado na Cachoeira do Caxambu com o 1º Mutirão da Limpeza promovido pelo INEA, Secretaria do Meio Ambiente com apoio da ONG Projeto Água, instituições, estudantes e voluntários. 

Local visitado por Turistas da região vem sofrendo com ações de degradação pelo descarte de LIXO de forma indevida.

Ação coordenada pelo INEA e Secretaria do Meio Ambiente contou com apoio de instituições públicas, privadas e ONGs. 

O Projeto Água esteve presente com a ação de seus voluntários que ajudaram no mutirão como também fizeram a distribuição dos adesivos de conscientização conversando com os presentes sobre a importância do descarte correto do Lixo para preservação das águas.

A Carbografite participou com a distribuição do EPI Luvas de Borracha para todos os que participaram da coleta do lixo.

A COMDEP participou intensamente da coleta de todo lixo do entorno da cachoeira, como também fez a instalação de 2 Coletores de Lixo na região.

A Águas do Imperador fez todo o apoio junto a essa ação como também confeccionou e instalou a PLACA DE PRESERVAÇÃO do local. 

A Ação foi montada depois de muitas denúncias recebidas pelas redes sociais e canal de denúncia do INEA (2247-4860).

“O projeto de educação ambiental que está sendo desenvolvido nas cachoeiras de Petrópolis teve sua origem no verão passado, onde foi constatado o assoreamento do Poço do Caxambu, um local de lazer de moradores das comunidades do entorno e turistas, para isso a Superintendência do INEA sob a diligência do Presidente do INEA, Marcus Lima e Superintendentes regionais Hugo Zoffoli e Alexandre Becker, reuniu as partes interessadas e competentes para solucionar de forma conjunta os impasses encontrados”, relata Camila Serena engenheira agrônoma e analista ambiental do INEA.  

Para Sylvia Reis Firmeza Diretora da ONG Projeto Água e Assessora da Carbografite, a ação liderada pelo INEA e parceria com as demais instituições, tem um significado de força, integração e união o que torna mais viável a recuperação ambiental das cachoeiras e parques naturais da Cidade de Petrópolis. “Os turistas e moradores locais precisam valorizar o local pela sua beleza natural e encantamento sabendo usufruir e aproveitar sem deixar rastros e lixo. Amamos a nossa cidade e precisamos recuperar e preservar o que ela tem de melhor, as matas e as águas, além de sua historia”, relata Sylvia. 

Pâmela Mércia, Gestora Ambiental e voluntária da ONG participou da ação junto a diversos voluntários e estudantes da área ambiental e ressalta a importância desses eventos que chamam a atenção da população por causas que busquem melhorias e preservação ambiental de forma interativa e divertida. “Essa ação, como as demais que faremos, significa nosso comprometimento de amor e cidadania a nossa cidade,” ressalta Pâmela. 

Estiveram também presentes nessa ação, representantes da Secretaria Municipal de Ordem e Postura, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Carbografite, REBIO Araras e Cooperativa Cedro. 

"Educação transforma não transforma o mundo.

 Educação muda às pessoas. 

 As pessoas mudam o mundo"

 Paulo Freire.

 


 

Galeria de fotos

Buscar no Blog

Arquivos

Sua sugestão é Importante

Caso tenha um programa dentro do tema de Educação Ambiental e Sustentabilidade, envie sua ideia! A sua participação é de enorme importância para nós. Participe!

Receba nossos informativos

Nome:

Este site armazena cookies em seu computador. Esses cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência e para análises e métricas sobre nossos visitantes, tanto nesse site quanto em outras mídias. Ao utilizar nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade.