ONG argentina AFADA consegue libertação de Cecília!

mobilize-se
facebook instagram

ONG argentina AFADA consegue libertação de Cecília!

06 abr 2017

Cecília - que estava enclausurada em um zoológico da Argentina há 19 anos é o primeiro primata a ter o direito de viver em um santuário por meio de instrumento jurídico. 

Santuário de Grandes Primatas de Sorocaba (SP), que é afiliado ao Great Ape Projec (GAP), vai receber uma nova moradora nesta quarta-feira (5). É a chimpanzé Cecília, que vivia há anos enclausurada em um zoológico de Mendoza, na Argentina, e conseguiu através de um Habeas Corpus o direito de viver em um santuário. 

O pedido foi feito pela ONG argentina AFADA (Associacion de Funcionarios y Abocados pelos Derechos de los Animales) à Justiça do país, com argumentos que a chimpanzé é um sujeito de direito, e não um objeto, e que se encontrava em condições precários no zoológico.

Chimpanzé Cecília chega hoje 06/04 no Santuário dos Primatas em Sorocaba. 

O processo correu por mais de um ano na Justiça argentina até que a Juíza Maria Alejandra Maurício, de Mendoza, concedeu o pedido e determinou a transferência de Cecília para o santuário brasileiro.

Outras tentativas de libertação de grandes primatas de cativeiros inadequados no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa por meio de um Habeas Corpus já foram e vêm sendo feitas, mas até o momento não tiveram sucesso. 

Cecília tem 19 anos e é a única sobrevivente de um grupo de chimpanzés que morava no zoológico. Ela ficou sozinha depois da morte inesperada, em um curto espaço de tempo, de seus companheiros Charly e Xuxa, ficando muito depressiva. 

Além disso, as condições em que se encontrava eram precárias, piorando ainda mais seu estado físico e mental. No Santuário de Grandes Primatas de Sorocaba, ela passará por um período de quarentena e depois será introduzida em um dos grupos dos mais de 50 chimpanzés que hoje vivem no local. 

FONTE: http://g1.globo.com

Galeria de fotos

Buscar no Blog

Arquivos

Sua sugestão é Importante

Caso tenha um programa dentro do tema de Educação Ambiental e Sustentabilidade, envie sua ideia! A sua participação é de enorme importância para nós. Participe!

Receba nossos informativos

Nome:

Este site armazena cookies em seu computador. Esses cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência e para análises e métricas sobre nossos visitantes, tanto nesse site quanto em outras mídias. Ao utilizar nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade.