Em uma área de 400 metros quadrados, voltada totalmente para a inclusão social, foram construídas cinco etapas onde será possível sentir os diferentes tipos de solo; água; os mais diversos aromas das flores e plantas; a textura e diferentes cores das espécies e, por último, degustar os alimentos, também produzidos no pomar e na horta do Projeto Água.
“Diferente do que já acontece em alguns outros jardins sensoriais, neste aqui, os usuários poderão consumir os produtos colhidos na própria fazenda, e assim, incluímos o paladar, como o último sentido e o que faltava para o programa ficar completo. É uma forma diferente e muito eficaz de aproximação com a natureza”, explica a agrônoma Carolina Rodrigues.
Trabalho em campo
Outro objetivo do Jardim dos Sentidos é ajudar crianças que tenham alguma dificuldade de aprendizado e estudantes universitários dos cursos de gestão ambiental, engenharia e outros ligados a agronomia a expandirem os horizontes educacionais com o trabalho de campo.
“É com muito orgulho que a ONG Projeto Água passa a oferecer a Petrópolis o primeiro Jardim Sensorial da cidade. Com este novo projeto, nosso objetivo é Educação Ambiental com inclusão social, possibilitando a todos os nossos visitantes o estímulo aos cinco sentidos como também o acesso a informações agrícolas”, explicou, antes da inauguração, uma das coordenadoras da ONG, Sylvia Firmeza.
Tamanhos, formas, cores e texturas no roteiro
O roteiro fará com que o estudante sinta nos pés os compostos de solo como areia, terra, argila e adubo. Depois será possível sentir a água e peixes em uma fonte e sentir, novamente nos pés, a diferença entre um gramado seco, encharcado e drenado.
Em seguida, serão disponibilizadas mudas de diversas espécies para que o estudante diferencie os formatos e tamanhos, como as plantas de folhagem alta e arbustos. As sementes vêm em seguida para que o usuário experimente os diversos tamanhos, formas e cores, e aprenda a fazer plantio. No fim ainda é possível levar a semente semeada para casa.
Visitas podem ser agendadas pelo telefone (24) 2222-9900, ramal 1197, ou pelo e-mail ‘projetoagua@projetoagua.com.br’.